Os Miseráveis (Les Misérables)
Concorre a oito prêmios no Oscar 2013, de melhor:
Filme
Atriz Coadjuvante - Anne Hathaway
Ator - Hugh Jackman
Som - Simon Hayes, Andy Nelson, Mark Paterson, Jonathan Allen, Lee Walpole e John Warhurst
Maquiagem - Lisa Westcott
Direção de Arte - Anna Lynch-Robinson, Eve Stewart
Figurino
Canção Original - "Suddenly" - Alain Boublil, Claude-Michel Schonberg, Herbert Kretzmer
Normalmente não gosto de musicais. Aquele ‘lálálá’ sem fim cansa e várias vezes não consigo terminar o filme (vide Chicago e Molin Rouge). Mas com Os Miseráveis – e apesar de seus 158 minutos de duração (que em bom português significa 2h38!) – a cantoria substitui com esplendor os diálogos e as interpretações, a desenvoltura, a competência e o talento do elenco são simplesmente FODAS! (perdoem meu francês, mas às vezes um bom palavrão resume um sentimento como nenhuma outra palavra é capaz).
Ao contrário do que rola em muitos musicais, em Os Miseráveis o diretor Tom Hooper (do premiado O Discurso do Rei) optou por fazer o áudio durante as gravações. Os atores tinham apenas um ponto no ouvido com o som de piano para marcar o tempo, e aí sim na fase de pós-produção que o som orquestral e demais mixagens foram inseridos. E assim somos brindados com interpretações que arrancaram lágrimas até do mais duro coraçãozinho que estava lá no cinema. A minha parte favorita é quando Anne Hathaway, que interpreta Fantine, cantando “I Dreamed a Dream” com tanta dor, sofrimento e emoção, que ficou absolutamente perfeito.
E claro que temos também o ótimo Hugh Jackman, nosso protagonista, que interpreta o ex-presidiário Jean Valjean, que tenta em vão se readaptar à sociedade francesa do século XIX, sem contar que tem o terrível inspetor Javert, vivido por Russel Crowe, que como um perdigueiro persegue Valjean custe o que custar.Para fazer o contraponto cênico, o casal de vigaristas Thénardier não poderia ser melhor encarnado do que pelos esquisitões mais anti-esteriótipos-hollywoodianos que adoro: Helena Bonham Carter e Sacha Baron Cohen.
Os Miseráveis é uma obra literária de Victor Hugo, lançado em 1862, e que faz uma crítica sobre à realeza assim como à burguesia francesa perante aos miseráveis, milhares de pessoas sem emprego, sem lar, sem comida e sem esperanças. Também pega carona nos acontecimentos históricos de Paris e, claro, rola uma história de amor.
É um filme para se ver no cinema, pois é grandioso tanto em imagem como em som. Por isso, clique aqui e veja os horáriosdisponíveis no Multiplex Topázio (ou nas melhores salas de cinema da sua cidade). E boa diversão!
Ficha Técnica
Direção: Tom Hooper
Produção: Tim Bevan, Eric Fellner, Debra Hayward, Cameron Mackintosh
Elenco original: Hugh Jackman, Russell Crowe, Anne Hathaway, Amanda Seyfried, Eddie Redmayne, Helena Bonham Carter, Sacha Baron Cohen, Samantha Barks, Isabelle Allen
Gênero : Musical, Drama, Romance
Idioma original: Inglês
Música: Claude-Michel Schönberg
Cinematografia: Danny Cohen
Edição: Melanie Ann Oliver, Chris Dickens
Estúdio: Working Title Films, Cameron Mackintosh Ltd., Relativity Media
Distribuição: Universal Studios
Lançamento: 25 de dezembro de 2012 (EUA), 1 de fevereiro de 2013 (BRA)






Comentários
Postar um comentário