Indomável Sonhadora (Beasts of the Southern Wild)



Concorre a quatro prêmios no Oscar 2013, de melhor:

Filme;
Diretor - Behn Zeitlin;
Roteiro Adaptado -Lucy Alibar, Benh Zeitlin;
Atriz - Quvenzhané Wallis.

Indomável Sonhadora trata sobre a opção de vida que muitos de nós não aceitamos. Por quê alguém viveria por vontade própria num pequeno pedaço de terra, um mangue na verdade, totalmente inundável, próximo ao oceano, na região de Nova Orleans? Porque sim, oras bolas. Porque lá as pessoas podem ser quem querem ser. Sem amarras com sociedade, sem obrigações trabalhistas, estéticas, sanitárias, habitacionais.
E é dentro deste contexto que a pequena Hushpuppy (Quvenzhané Wallis) vive com seu pai Wink (Dwight Henry), meio que num mundo de faz-de-conta, meio que tentando encarar as adversidades da vida. Mas não pense que ela deseja uma vida diferente e que sofre. Na verdade, ela quer é que essa vida nunca acabe. Mas tudo chega a um fim, seja provocado por um furacão como o Katrina, seja por uma doença cardíaca. Se separar do pai, que ela sabe que acontecerá mais cedo e mais tarde, é o verdadeiro monstro que Hushpuppy deve enfrentar.
Muito interessante a cena em que as pessoas que insistem em não sair de suas casas após a inundação descomunal provocada pelo furacão, e isso nos faz lembrar de outros tipos de intervenções do governo perante pessoas que não querem mudar, seja de lugar, seja de estilo de vida, por mais que esta opção represente um risco para elas mesmas. E assim como acontece na vida real, não adianta internar, oferecer comida quentinha e roupa sequinha. Se seu coração pertence a um lugar, é para lá que você vai voltar quando a primeira oportunidade aparecer.
Esse retrato das pessoas que vivem às margens da sociedade, na pobreza, pouco visto no cinemão estadunidense, poderia até ser mais cruel. Talvez porque por aqui a gente possa ter contato com tal situação seja pela TV, seja olhando para os lados nas grandes metrópoles, o assunto até que foi tratado com certa suavidade.
Este é o primeiro longa do diretor Benh Zeitlin, e com essa meiga história sobre o amor de pai e filha e todo o pano de fundo que a cerca, conseguiu com seu Indomável Sonhadora (traduzindo ao pé da letra o nome do filme seria Bestas do Sul Selvagem, bem mais da hora, mas que deve afugentar as pessoas né não) faturar mais de U$ 12 milhões (o filme teve um orçamento de U$ 1,8 milhão), e claro que temos a belezinha Quvenzhané Walli, que apesar de sua personagem ter seis anos, neste ano completará 10 anos. Ela definitivamente conquista nossos corações, não apenas por sua atuação e visão inocente sobre o mundo, mas porque dá é vontade de ver essa menina de nome esquisito brilhando cada vez mais no cinema. Espero que maldição das estrelas-mirins não recaia sobre ela, e que tenha muitos e muitos anos de trabalho como atriz de sucesso. Quero ver essa carinha fofa mais vezes.

Ficha Técnica:
Direção:Benh Zeitlin
Produção: Josh Penn; Dan Janvey; Michael Gottwald
Roteiro:Lucy Alibar; Benh Zeitlin
Elenco original: Quvenzhané Wallis; Dwight Henry
Gênero: drama/fantasia
Idioma original:Inglês
Música:Dan Romer;Benh Zeitlin
Diretor de arte:Dawn Masi
Figurino:Stephani Lewis
Cinematografia:Ben Richardson
Edição:Crockett Doob; Affonso Gonçalves
Estúdio:Journeyman Pictures;Cinereach;Court 13 Pictures
Distribuição:Fox Searchlight Pictures
Lançamento: Sundance 20 de janeiro de 2012; 01 de abril de 2012 (EUA)

Comentários

Postagens mais visitadas