Django Livre (Django Unchained)
Concorre a cinco prêmios no Oscar 2013, de melhor:
Filme;
Ator Coadjuvante (Christoph Waltz);
Roteiro Original (Quentin Tarantino);
Edição de Som;
Fotografia.
Como sempre digo, Quentin Tarantino nunca me decepciona. Mais uma vez aborda um tema diretamente relacionado à história da humanidade, neste caso a escravidão de negros nos EUA, com grande eficiência, bem detalhista, violência real e violência à lá Tarantino (grandes explosões, sangue e melecas). Nada de ficar pegando leve. Tem cenas fortes sim, mas é assim que as coisas eram, e provavelmente em algum lugar maldito deste mundo ainda são.
Apesar da minha já anunciada parcialidade quando o assunto é meu diretor/roteirista favorito, devo admitir que em determinado momento o filme perde o ritmo. Provavelmente os 165 minutos de duração tenha sido um exagero. Mas claro que depois de perder um pouco de velocidade, volta a engrenar de novo e aí vai que vai até o fim apoteótico.
E sabe como é, a doce e adorável vingança, outra marca registrada de Tarantino, é um prato que se come frio. E nada como uma boa catarse para nos fazer sair do cinema com a sensação de dever cumprido.
Bem, Django Livre é um filme de Faroeste. O Django em si (com 'd' mudo), interpretado por Jamie Foxx, é um escravo que tem a grande sorte de ser útil para um caçador de recompensas, o Como é comum também nos filmes de Tarantino, temos um elenco estrelar, com grandes atores fazendo aqui pequenas participações, provavelmente pelo simples prazer de estar num filme desses. Kerry Washington como Broomhilda von Shaft é a esposa de Django e que motiva o grande plano para resgatá-la. Aliás, este é um dos poucos filmes de Tarantino em que uma mulher não tem uma participação efetiva nas ações, muito embora ela seja a mola propulsora deste filme. Leonardo DiCaprio faz o escrotíssimo Calvin J. Candie, um 'sinhozinho' fazendeiro que curte lutas mortais entre escravos, além de tirar mais que uma casquinha de escravas. Temos Samuel L. Jackson como o escravo mais puxa-saco ever Stephen. E mais Walton Goggins, Dennis Christopher, James Remar, Don Johnson, James Russo, Jonah Hill, Zoë Bell, Robert Carradine, e o próprio Quentin Tarantino, entre muitos e muitos e muitos outros nomes.
Aproveite para ver NO CINEMA. Pense que grandes diretores pensam em seus filmes para serem vistos em telas grandes, com imagem e áudio (aliás, a trilha sonora, como de praxe, também é ótima) que você não terá em casa. Veja a programação do Multiplex Topázio ou nos melhores cinemas de sua cidade. E boa diversão!
Ficha Técnica:
Direção: Quentin Tarantino
Produção: Reginald Hudlin, Stacy Sher, Pilar Savone
Roteiro: Quentin Tarantino
Elenco original:
Jamie Foxx
Leonardo DiCaprio
Christoph Waltz
Samuel L. Jackson
Jonah Hill
Kerry Washington
Gênero: Faroeste/Drama
Idioma original: Inglês
Cinematografia:Robert Richardson
Edição: Fred Raskin
Estúdio: A Band Apart
Distribuição: Columbia Pictures/The Weinstein Company
Lançamento: 25 de dezembro de 2012 (EUA) e 18 de janeiro de 2013 (Brasil)






Vi Django hoje Helô! Muito bom, saí com a alma lavada do filme...kkkkkk Tarantino é Tarantino né...rsrsrs ;)
ResponderExcluirÉ ótimo né hehehehehe.
Excluir