Árvore da Vida


Árvore da Vida concorre no Oscar 2012 a melhor filme, diretor para Terrence Malick (de Novo Mundo de 2005, Além da Linha Vermelha de 1998 e mais outros dois filmes nos anos 1970) e Fotografia.
No elenco principal temos Brad Pitt, Jessica Chastain e Sean Penn como os O’Brien, e vemos esta família retratada desde os anos 1950 (e até períodos antes a este) até um futuro, sei lá, talvez pós morte. Tudo isso sem uma linha cronológica, e intercalado por imagens do início do universo, do planeta Terra, das primeiras formas de vida, e indagações em forma de sussurros de porque as coisas são como são. O principal mote é a morte de um dos filhos da família e essa dor que pai, mãe e irmãos têm que conviver pelo resto de suas existências com essa ausência precoce. Vemos o pai tentando educar seus filhos com severidade e ao mesmo tempo sendo carinhoso. A mãe que brinca com os filhos como mais uma criança, e os filhos como encaram o crescimento.
Muita gente achou o filme cansativo. Eu achei lindo, tocante, emocionante. Quando reclamaram das imagens da criação do universo achei que ia ser uma infinidade, mas que nada, as imagens são lindas e me remeteram a outro filme igualmente ‘parado’ e igualmente fantástico: 2001 – Uma Odisséia no Espaço, de Stanley Kubrick, um dos meus favoritos até hoje. Não estou dizendo que sou uma pessoa sensível e capaz de captar o que alguns não entenderam. Nada disso. É preciso estar disposto a ver um filme diferente, onde as imagens prevalecem (e por isso a indicação à melhor fotografia também). A narrativa não é fácil, mas também não há segredo nenhum na história, apenas o sofrimento é retratado de outra forma.
Se merece vencer aos prêmios que concorre já não sei dizer. Este é o primeiro post que faço dos filmes do Oscar 2012, cuja premiação será no dia 26 de fevereiro. Mas com certeza merece ao menos essas indicações.

Comentários

  1. AAA não sei... talvez se eu tivesse uma tv com tela de LSD eu teria gostado....
    Mas como ja conversamos... eu dormi lindamente meeeeesmo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas