It’s Kind Of A Funny Story com um título idiota em português



É tipo uma história engraçada como os títulos dos filmes são traduzidos para o português. Porque não é simplesmente traduzir It’s Kind Of A Funny Story para É Tipo Uma História Engraçada. Não, nada é simples assim. Você pega um filme ótimo cujo único nome mais conhecido é Zach Galifianakis, e a ligação para Se Beber Não Case (mais um excelente exemplo de título mal traduzido) e ta-rammmm, eis que surge Se Enlouquecer, Não Se Apaixone. Genial hein.
Pronto, desabafo feito porque é importante dar uma chance para filmes inclusive quando têm nomes idiotas. E fazia tempo que eu assistia alguma coisa digna de postar aqui e achar que isso possa ser útil para alguém. Fazia tempo que filme me emocionava a ponto de chorar. Mas não lágrimas de pena (que se desprendem freneticamente de meus olhos quando vejo algum animal sofrendo, tipo Marley e Eu, Sempre Ao Seu Lado ou Água Para Elefantes). Foram lágrimas de ver que a vida é realmente mais simples do que encaramos, e os nossos problemas as vezes nem são tão foda assim.
Ok, voltando para o corpo, vamos ao que realmente interessa: Craig (Keir Gilchrist) é um adolescente depressivo. Tomou Zolof por um tempo, mas parou, e ficou com desejos suicidas. Mas ele estava mais interessado em resolver seus problemas do que simplesmente encerra-los pulando de uma ponte. Então, vai num hospital pedir ajuda. E é internado na ala psiquiátrica de adultos (a de adolescentes estava em reforma) por um tempo mínimo de cinco dias. Parece um tipo de história triste, mas na verdade é tipo que engraçada. Não de gargalhar, rolar de rir. É mais engraçada para o lado tipo irônico. Nesta ala psiquiátrica encontra pessoas com os mais variados problemas e outras internadas que parecem até que normais. Claro que a depressão as vezes está disfarçada, mas ela está lá. Mas rapidamente ele se adapta, faz grandes amizades, ajuda e é ajudado. E percebe que nada deve ser tão decisivo aos 16, que o que você estuda, o que você faz não deve ser tão determinante assim para o seu futuro, até porque nada é tão definitivo, e é melhor fazer o que gosta logo de cara do que descobrir que é infeliz aos 30, 40 anos.
O filme é baseado no livro de Ned Vizzini com o mesmo título e dirigido por Ryan Fleck e Anna Boden e além de ser tipo uma história engraçada, tem uma trilha sonora ótima. Abaixo uma das atividades que o pessoal da ala psiquiátrica faz (tá, com um pouquinho de alucinação, mas quem nunca se imaginou numa cena dessas que atire a primeira pedra).

 
Direção: Anna Boden, Ryan Fleck
Roteiro: Anna Boden (roteiro), Ryan Fleck (roteiro), Ned Vizzini (romance)
Gênero: Comédia/Drama
Origem: Estados Unidos
Duração: 101 minutos
Ano: 2010
Tipo: Longa-metragem

 Elenco:
• Zach Galifianakis - Bobby
• Emma Roberts  - Noelle
• Lauren Graham - Lynn
• Zoe Kravitz - Nia
• Keir Gilchrist - Craig
• Jeremy Davies - Smitty
• Jim Gaffigan - George
• Viola Davis - Dra. Minerva
 


Comentários

Postagens mais visitadas