Mafaro: o maravilhoso mundo de André Abujamra
O universo de dentro da gente é o espaço sideral”
Engraçado que nunca pensei que um dia teria oportunidade de tietá-lo. Mesmo quando me encantava com a música de abertura do Castelo Rá-Tim-Bum, ou quando ele e Maurício Pereira fazim graça no Matéria-Prima dizendo que o Mulheres Negras era a terceira menor big band do mundo.
O cara fez um show ótimo, sincronizando perfeitamente áudio ao vivo, com vídeo + áudio projetados em três telões, sendo que cada um trazia uma imagem diferente, deixando nosso pobre cérebro louco tentando acompanhar tudo, sem perder o mínimo detalhe.

Conforme aprendi no show e que também está no CD autografado pelo próprio (avisei da tietagem) que comprei em parceria com minha amiga Yara Alvarez, dona de 85,93% dele, Mafaro quer dizer Alegria na língua do Zimbabwe. E é alegria que você sente ao ver um show desses. Mais que alegria, é um privilégio. São poucos os artistas que têm tanto cuidado com a produção, sendo que para montar o showfilme Abujamra levou um ano. Aliás, são tantas as participações especiais em vídeo, que até fico com medo de esquecer alguém. Mas marcante é ver Marisa Orth dizendo Rute puxando o érre, Evandro Mesquita falando como o amor é difícil, Luiz Caldas – a flecha de Oxóssi, Xis e Curumim em Abuxiscuruma (entendeu?) e Zeca Baleiro em Lexotan (ô dó).

E após encerrar Mafaro, um bônus para os bons meninos e meninas que não se convenceram com o vídeo de despedida, onde sutilmente se via ao fundo alguém varrendo o chão no melhor sentido fim de festa que provavelmente todo bom botequeiro um dia passou. Mas a gente não arredou o pé, e pudemos curtir um pouco de Karnak, Mulheres Negras, e fomos usados como percussão humana. Opa, dei spoiler! Mas a verdade é que quero que todo mundo possa apreciar um show desses o máximo possível.

Neste show que fui, no Sesc Campinas (obrigada por existir e trazer tantos shows bons com preços que cabem em nosso orçamento), Abujamra estava acompanhado do baixista Du Moreira (obrigada pela correção @crischehab) e do baterista Marcelo Effori, mas no vídeo abaixo está com banda completa.
As fotos são do melhor fotógrafo do mundo: Maurício Santaliestra. Acesse: http://www.moimagem.com.br/



Como o próprio nome diz, Alegria é o que sentimos ao desfrutar de arte pura, podendo ter a certeza de que o mundo não é feito só das boys bands que existem por aí!
ResponderExcluirSalve Abujamra, você Alegrou minha semana!
OBS: O CD vai para a sua coleção na letra A! rsrsrsrs