Filmes pé na estrada

Ontem assisti o ótimo Um Parto de Viagem (Duo Date), do diretor Todd Philips. Não é único nem original, talvez nem sequer memorável, mas para não ter que assistir a programação de domingo da TV está ótimo, além de proporcionar algumas gargalhadas. Me corrijam se eu estiver errada, mas as sinopses do filme dizem que Peter Highman (Robert Downey Jr.) corre para conseguir um voo de volta para Atlanta. Na verdade ele quer é voltar para a Califórnia, provavelmente saindo de Atlanta, que fica no estado da Georgia. Só que no meio do caminho havia uma pedra, o "ator" Ethan Tremblay (Zach Galifianakis) que já chega atrapalhando tudo e no fim os dois são proibidos de viajar de avião.
O que fazer então se você precisa estar no outro lado do país em cinco dias para presenciar o parto de seu filho que você é incapaz de escolher o nome e não pode voar? Simples: alugue um carro e vá feliz. Mas e se sua carteira com todos os documentos, dinheiro e cartão de crédito ficaram naquele avião do qual você foi expluso? Mais fácil ainda: vá com o cara que fez você ser expulso oras bolas. Afinal é uma viagenzinha de 3.480 quilômetros, que mal há de fazer né não.
Como aprendemos no mais longo filme pé na estrada, O Senhor dos Anéis, muita coisa pode acontecer. Segundo o site valinor.com.br, a distância percorrida da Vila dos Hobbits à Mordor é de 2.352 km, ou seja, bem menos que o caminho percorrido pelos dois malucos de Um Parto de Viagem. Tá certo que no segundo caso eles estavam de carro, mas mesmo assim... No caminho eles encontram figuras como Juliette Lewis como a fornecedora de "maconha medicinal" e Jamie Foxx como o melhor amigo apaixonado pela esposa do Downey Jr., a tal que está quase parindo.

Curiosamente semana passada, após um dia de labuta, parei para ver um pouquinho de TV aberta. E estava passando o que para mim é a melhor comédia de viagem de todos os tempos. Férias Frustradas. O engraçado é que quando assistia lá nos anos 1980 eu me identificava com os personagens infantis obviamente. Mas desta vez as semelhanças com tantas presepadas que já vivi em estradas me levaram a simpatizar mais com os adultos. O estranho é que me lembrava de vários detalhes, mas o final estava no buraco negro que consome minha memória... Vai entender.



Férias Frustradas - 1983
Os Griswolds planejaram suas férias de verão em todos os detalhes. Saindo de Chicago eles vão cruzar o Oeste americano até o divertido parque Walley World. Tudo certo em seus mínimos detalhes, até pegarem a estrada. Daí em diante algumas centenas de imprevistos começam a acontecer. Um desvio errado e a família mais maluca do planeta está perdida no meio do deserto. E isso é só o começo. Férias Frustradas é uma das mais engraçadas comédias, graças ao talento de Chevy Chase que interpreta o desastrado e confuso Clark Grisworld. Prepare-se para se divertir com Férias Frustradas uma sátira muito bem humorada que deve ser levada em conta se você resolve sair de férias também.


Antes só do que mal acompanhado - 1987
Neal Page (Steve Martin) é um publicitário que decide voltar de avião de Nova York para Chicago, para passar o Dia de Ação de Graças com sua família. Porém, ao chegar no aeroporto, descobre que o vôo está atrasado e, posteriormente, que sua passagem de primeira classe foi transferida por engano para a classe turística. Quando a viagem enfim começa ele ainda tem que aturar ao seu lado Del Griffith (John Candy), um vendedor de alças para cortinas de chuveiro chato e inconveniente. Para completar o azar de Neal, uma tempestade de neve impede que o avião aterrisse em Chicago, que termina por pousar em uma pequena cidade do Kansas. Sem saber se haverá um novo vôo capaz de levá-lo a tempo para Chicago, Neal decide ir à cidade através de outro meio de transporte. Griffith se oferece para acompanhá-lo e, juntos, iniciam uma maratona repleta de problemas.

Para Wong Foo, Obrigada Por Tudo - 1995
Uma hilariante comédia estrelando Wesley Snipes, Patrick Swayze e John Leguizamo. De Nova York a Hollywood para um concurso de beleza de drag queens, eles são forçados a um desvio imprevisto. Perdidos numa pequena cidade os três tiram proveito da situação. Seu brilho e glamour chacoalha os moradores e o palco está montado para um fim de semana de alegria e simplicidade.

Comentários