O cérebro, o atleta, a louca, a princesa e o criminoso

O filme começa e termina assim:
“Caro Sr. Vernon,

Aceitamos o fato de passarmos o Sábado no castigo por o que quer que seja que tenhamos feito errado. O que fizemos foi errado. Mas aceitamos que o senhor é louco por nos passar uma redação descrevendo quem achamos ser. Desde quando se importa? O senhor nos vê como quer ver. Nos termos mais simples, as definições mais convenientes, o senhor nos vê como um cérebro, um atleta, uma louca, uma princesa e um criminoso. Certo?"
Estou falando, claro, do Clube dos Cinco (Breakfast Club). Ainda preciso elencar meus filmes adolescentes favoritos, mas este com certeza está no Top 5. Foi lançado em 1985, escrito e dirigido por John Hughes (que fez mais um montão de filmes legais). De tempos em tempos passa na TV, então se você ver uma chamada, pare por umas duas horas e aprecie. Mas lembre-se de se despir de sua couraça adulta e cheia de julgamentos de valor e cinismo que adquiriu ao longo da vida e tente vestir novamente a pele frágil de adolescente que uma vez foi tão difícil usar.

Por quê é tão difícil ser adolescente? Eles explicam no filme. A maior parte tem a ver com os pais. Não que os pais sejam pedófilos espancadores e cheio de ódio contra sua cria a ponto de deixá-los passar fome e sede. Mas é que eles simplesmente não entendem! Se você é adolescente, deixa eu te explicar uma coisa: quase sempre os pais tem razão. É duro, eu sei, mas é verdade. E eles quase sempre tem razão porque já fizeram o caminho errado uma vez, e só aprenderam o certo após dar muita cabeçada na parede. O problema é que só aprendemos errando. Mas acredite, no final tudo acaba bem.
Mas vamos aos personagens:




O Cérebro
O Cérebro é Brian Johnson, interpretado por Anthony Michael Hall. Ele foi para o sábado de detenção que deu origem ao Breakfast Club porque pirou após tirar nota baixa na aula de práticas manuais, levou “uma arma” para escola, que na verdade era um sinalizador que disparou acidentalmente em seu armário. O ator, nascido em 1968, foi o mais jovem integrante do elenco do programa de televisão Saturday Night Live, em 1985, quando tinha apenas 17 anos de idade. Participou do programa apenas uma temporada, pois tinha problema de alcoolismo desde os 13 anos, e decidiu se tratar. Desde 1990 se mantém sóbrio. Participou de filmes como Férias Frustradas (1983), Gatinhas e Gatões (1984), Mulher Nota Mil (1985), Edward Mãos de Tesoura (1990) e Batman, o Calaveiro das Trevas (2008). É o ator principal da série de televisão The Dead Zone, que está no ar desde 2002.

O Atleta
O Atleta é Andy Clarck, interpretado por Emilio Estevez. Como é rotineiro em histórias adolescentes dos EUA, os caras ligados em esportes são os fodões da escola, os populares, os que praticam bullying, etc, etc, etc. E como toda vida é injusta, um cara desses tem mais chance de entrar numa boa universidade do que um como o Cérebro, que estragou seu currículo por não ir bem na aula de trabalhos manuais. Emilio Estevez é filho de ninguém mais ninguém menos que Martin Sheen, e se você não sabe de quem estou falando pare tudo agora e vá assistir Apocaplipse Now. Ah, é irmão do Charlie Sheen, aquele mesmo do Two and Half Man. Fez Outsider – Vidas sem Rumo (1983), Repo Man – A Onda Punk (1984), St. Elmo's Fire - O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas (1985), Young Guns I e II (1988, 1990), Missão Impossível (1996), Bobby (2006), entre outros.

A Louca
A Louca é Allison Reynolds, interpretada pela atriz Ally Shedy, nascida em 1962. No Clube dos Cinco ela é muito esquisitona, carrega um monte de tranqueiras na bolsa para o caso de fugir de casa, e seu maior problema com os pais é a total indiferença que eles tem com ela. Fez também O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas (1985), Cinderela às Avessas (1987), Jogos de Guerra (1986), Esqueceram de Mim 2 (1992), Amnesia (1996) e mais um montão que devo admitir não lembrar de ter visto.

A Princesa
A Princera é Claire Standish, interpretada por  Molly Ringwald (minha companheira de data de nascimento: 18 de fevereiro, só que ela nasceu 9 anos antes de mim: 1968). Ela é a versão feminina do atleta, exceto que não tem vaga garantida na universidade pois não se destaca nos esportes, apenas na beleza. Mas a coitada sofre um bulliyng danado do Marginal, que fica cutucando ela sobre se é virgem ou não. Eu sei, assunto besta, mas sabe como é difícil ser adolescente.  Ela também fez Gatinhas e Gatões (1984), A Garota de Rosa Shocking (1986), O Rei da Paquera (1987), Mais ou Menos Grávida (1988), O Casamento de Betsy (1990), Não é Mais um Besteirol Americano (2001) e atualmente está na série The Secret Life of the American Teenager.

O Marginal
E, por fim, o Marginal é John Bender, interpretado por Judd Nelson (1959), que atormenta a ruivinha o filme inteiro no melhor estilo “puxar o cabelo da menina que gosta”, para no fim conseguir a Princesa pra ele. Embora nenhum dos outros integrantes do Clube dos Cinco tenha atingido o estrelato ou brilhantismo nas interpretações, Judd foi o que menos projeção conseguiu.  Fez também O Último Ano do Resto de Nossas Vidas, fez dublagens no filme Transformes dos anos 80, Blue City, New Jack City e Light It Up. Na TV fez Suddenly Susan, CSI (não era o morto, era amigo do morto), e recentemente participou de alguns episódios de Two and a Half Man (aquele mesmo, do irmão do Emílio Estevez).

Comentários

  1. Eu assisti esse filme, afinal o filme faz bem parte da minha idade!!
    E me impressiono como esse povo esta.
    Quando digo que a velhice é uma fabrica de monstro.... não estou tão incoerente!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas