Enxergando o quadro todo com Woody Allen
Sabe o filme Jerry Maguire quando o Tom Cruise faz um discurso super emocionado pra Renée Zelleweger do "you complete me/você me completa" e ela diz pra ele se calar "you had me at hello/você me conquistou no olá". Então, é mais ou menos isso que aconteceu quando vi o filme Tudo Pode Dar Certo. Ele me conquistou nos primeiros minutos. Lá eu já sabia que os próximos 90 e poucos minutos seriam deliciosamente engraçados.
E aqui está Woody Allen de volta ao seu habitat normal - Nova Iorque - relatando as excentricidades das pessoas de cidade grande. O personagem principal é Boris (Larry David), um físico especilista em mecânica quântica que quase recebeu uma indicação ao Nobel, adora vangloriar seu QI elevadíssimo, e já está naquela fase de desprendimento da vida que alcançamos em determinada idade que nos leva a deixar as convenções sociais de lado e dizer o que nos dá na telha. No caso de Boris, é a sagacidade de suas críticas bem fundamentadas sobre a vida, o universo e tudo mais que fazem graça, que nos levam a rir, gargalhar e concordar, pois é tudo verdade! Pode ser triste, mas é real.
Pois bem, esse desprendimento todo o levou a uma tentativa fracassada de suicídio, ao divórcio, a pedir demissão da Universidade em que dava aulas e passar a ensinar xadrez para "crianças idiotas". Leva a vida assim, sempre de bermuda pra cima e pra baixo, os poucos cabelos brancos que dividem espaço com a careca devidamente despenteados, atormentando os amigos com seus conceitos da sociedade moralmente falida, até que um dia aparece na porta da casa dele uma jovem sulista ingênua e faminta. Contrariando todos os seus "princípios", dá abrigo à Melody (Evan Rachel Wood), e aproveita para não apenas alimentar o corpo da moça, como seu intelecto praticamente desabitado. Ela aprende a reproduzir os pensamentos de Boris, embora não entenda muito bem o que quer dizer. Cada vez que ele diz que quase foi indicado ao Nobel, ela diz "mas em qual categoria mesmo? Melhor filme?".
No começo ele a considerava tão idiota que não conseguia ver beleza nenhuma na moça uns 40 anos (pra mais) mais nova que ele. Diz até que não a quer porque simplesmente não tem a menor vontade de fazer sexo nem com ela nem com ninguém.
Acho que seu contar mais alguma coisa corro o risco de acabar com a graça do filme. Se você gosta dos filmes de Woddy Allen não há mais nada a dizer, com certeza vai gostar. Se você gosta de diálogos inteligentes e bem colocados, dê uma chance. Não é uma obra-prima, mas sim uma excelente maneira de passar 93 minutos, desde que você enxergue o quadro como um todo, óbvio.
Tudo Pode dar Certo (2009)
Whatever Works
Direção e roteiro: Woody Allen
Elenco: Evan Rachel Wood, Patricia Clarkson (Marietta), Henry Cavill, Larry David
Sinopse: Excêntrico nova-iorquino abandona sua vida elitista para aprender mais sobre a existência boêmia. Ele conhece uma garota do sul dos Estados Unidos e sua família e os dois não conseguem se entender nas complicações que seguem este encontro.




I be enduring interpret a few of the articles on your website trendy, and I really like your style of blogging. I added it to my favorites entanglement stage list and disposition be checking back soon. Please report register into public notice my put as ok and vindicate me be familiar with what you think. Thanks.
ResponderExcluirNossa, que importante!
ResponderExcluirThanks "Anonnimus", but my english is terrible!!!
faça como eu... google tradutor!! e viva happy
ResponderExcluirQue chic Helo!!!! tá ficando internacional!!!
ResponderExcluirhahahah
Beijokas querida
Tati