Missão dada, parceiro, é missão cumprida
A Missão: fazer uma continuação tão boa quanto o primeiro filme
Resultado: missão cumprida
Arrisco até a dizer que Tropa de Elite 2 é melhor que o primeiro. Desta vez os inimigos não são apenas bandidos, traficantes, marginais. Desta vez o inimigo é o ‘sistema’, e Capitão Nascimento está mais motivado ainda para destruir esta palhaçada toda.
Para mim o filme foi uma perfeita catarse, uma liberação de emoções que a gente, como sociedade, como pessoas que trabalham, pagam impostos, consomem bens oferecidos pelo capitalismo, depois tentamos proteger esses bens, nossa integridade física e nossa família da ação de pessoas que querem nos tomar pela violência o que tanto nos custou ter.
Há quem enxergue uma mensagem nem tão subliminar de direita política, afinal nosso herói critica a esquerda, os direitos humanos e o que mais for contra sua conduta de executar eliminar marginais.
Então o inimigo passa a ser a própria polícia, claro que excluindo os soldados do Bope, os ‘caveira’, os que são treinados para executar uma missão sem piedade, sem medo, sem receios, íntegros, honestos. E tenho que admitir que ficava feliz toda vez que via os soldados de elite invadindo uma favela e botando ordem no barraco(com perdão do trocadilho). Era a catarse mais uma vez agindo em meu subconsciente burguês.
Mas é claro que a corrupção não está formada apenas por um determinado setor da sociedade. E aos poucos nosso Capitão vê a rede, o emaranhado cheio de nós que a corrupção atinge. Se você consegue desatar uma ponta aqui outras duas se formarão lá. Até chegar a Brasília. Talvez lançar um filme com este conteúdo explícito sobre em época de eleições tenha sido proposital. Talvez seja para levar à reflexão. Talvez seja para ferrar a direita ou a esquerda. Cada um encara de um jeito. Para mim, no final mostra corruptação como um modo comum, corriqueiro, e é ironicamente o pessoal dos direitos humanos os únicos capazes de amparar o Capitão Nascimento em suas denúncias contra ‘o sistema’.
Mas vamos deixar a complexidade intelectual de lado. Tropa de Elite 2 é um filme extremamente bem feito quando se trata de roteiro, direção, produção e interpretação. Quase se iguala ao meu filme nacional favorito, Cidade de Deus. As cenas de ação são ótimas, a violência é incrivelmente real, chegando até a causar desconforto. Se você já viu alguém que morreu de ‘morte matada’ no local do crime, sabe que não é como nos filmes de Hollywood, onde com um tiro o cidadão cai e nem tem um respingo de sangue, e no máximo está com os olhos estalados para mostrar que morreu. Em Tropa você quase sente como o sangue é viscoso, você quase sente o cheiro de suor misturado com o odor da violência.
Essa sim é uma produção nacional que dá orgulho de ver, e que até merece uma indicação ao Oscar.
Essa sim é uma produção nacional que dá orgulho de ver, e que até merece uma indicação ao Oscar.
Tropa de Elite 2: 116 minutos
Elenco:
Wagner Moura – Nascimento
Irandhir Santos – Fraga
André Ramiro – Mathias
Pedro Van Held – Rafael
Maria Ribeiro – Rosane
Sandro Rocha – Russo
Milhem Cortaz – Fábio
Tainá Müller – Clara
Seu Jorge – Beirada
Fabrício Boliveira – Marreco
Emílio Orcillo Netto – Valmir
Jovem Cerebral – Braço
Bruno D´Elia – Azevedo
Direção: José Padilha
Roteiro: José Padilha e Bráulio Mantovani
Produção: José Padilha e Marcos Prado









Oie Helo, eu assisti nesse fds passado e adorei....
ResponderExcluirMas tanto eu quanto o César preferimos o primeiro, sei lá, achei mais interessante.
Mas confesso que sai do cinema meio revolotadinha com o "sistema" apesar de todo mundo saber como funciona, revolta né?
bejokas
Tati
Gostei do blog.
ResponderExcluirVim comunicar que meu blog, http://lenjob.blogspot.com,está atualizado com cinco poemas novos e pedir para que visite e comente nos posts de http://castelodopoeta.blogspot.com, para que ele se torne o canal artístico interativo mais interessante do país. Estamos trabalhando muito pra isso.
João Lenjob
Dentro de Mim
João Lenjob
Edito a tua vida
Te invento querida
Te afastas de mim
Faço a manutenção
Com toda questão
E nem sinto dono de mim
Sofro com tua dor
E a tua lágrima sai antes em mim
(De mim)
E como feres meu peito
Crava com jeito um punhal de sentimento
Ou a falta dele
Queria um pouco pra mim.
Amei seu blog e toh seguindo com certeza !!!
ResponderExcluirPassa lá no meu e se gostar segue tb!
Esta rolando um Sorteio de Escova Progressiva! Boa Sorte!
http://cabelolisoptbrasil.blogspot.com
Bjos