Filmes para ver no Dia das Bruxas


Ok, eu sei que vivemos num país tropical cuja tradição mais macabra é o Dia de Finados, dia da celebração da vida eterna das pessoas que já faleceram. Em Brumas de Avalon aprendi que 1º de novembro é o Dia de Todos os Santos, e assim, na véspera, dia 31 de outubro, o dia em que as bruxas aproveitam para sair de casa, assim como os gringos fazem fantasiados, tradição que pateticamente  é tentada ser reproduzida aqui, onde não temos a menor vocação para tanto.

E como boa admiradora da saga de Morgana das Fadas, acho que ser bruxa não tem nada de mal, pelo contrário! Como há não muito tempo - e arrisco até a dizer nos dias de hoje - o homem não aceita que a mulher tenha poder, por medo, instinto, preconceito, sei lá. Só sei que é assim. E lá na idade média inventaram que as mulheres que pensavam e agiam conforme suas próprias crenças eram bruxas. Vieram as terríveis histórias infantis, Walt Disney, e já era. Bruxa = mulher = maldade.

Mas antes que me joguem na fogueira, vamos falar de filmes para assistir nesta data e entrar no clima.

O primeiro, óbvio, é Halloween, que trouxe pela primeira vez aos cinemas o psicopata Mike Myers. Lançado em 1978, escrito e dirigido por John Carpenter (com excelentes filmes de “terror” no currículo, como Christine – carro assassino, O Nevoeiro, Vampiros, além do divertidíssimo Os Aventureiros do Bairro Proibido). A história é aquela básica de um monte de adolescentes irresponsáveis que fazem sexo e usam drogas são mortos por um serial killer que aparenta ser indestrutível, mas que tem uma mocinha que parece ser capaz de tocar o coração do assassino sem coração. E como todo filme do gênero, tem infinitas continuações: Halloween - A Noite do Terror (1978); Halloween II - O Pesadelo Continua (1981); Halloween III - A Noite das Bruxas (1982); Halloween 4 - O Dia das Bruxas (1988); Halloween 5 - A Vingança de Michael Myers (1989); Halloween 6 - A Última Vingança (1995); Halloween H20 - Vinte Anos Depois (1998); Halloween - Ressurreição (2002). E duas refilmagens, comandadas por Rob Zombie: Halloween – O início (2007) e Halloween II (2009).

Em vários outros filmes vemos as comemorações de Halloween acontecendo, por isso não podemos esquecer de ET. Afinal, aquela clássica cena da bicicleta voadora com a lua de proporção duvidosa ao fundo, aconteceu num Dia das Bruxas, e todas as crianças cuja missão era levar o extraterrestre de volta à família estavam a caráter.



Donnie Darko está entre meus filmes favoritos, com certeza. E nele temos até alguém de ET, vejam só, a gente boa Drew Barrimore. Mas a grande estrela do filme era o até então desconhecido Jake Gyllenhaal e o desenrolar de toda trama acontece no Dia das Bruxas. A história é dessas de quebrar a cabeça, de tentar entender o que realmente está acontecendo. Muitas correntes de pensamento debatem o que é dito nas entrelinhas e até o que não é dito. Eu já li tudo o que é dito, assisti o filme várias vezes, inclusive com narração do diretor Richard Kelly, e ainda assim é difícil de afirmar com toda certeza o que realmente aconteceu com Donnie Darko.

Ele é um adolescente comum, a história se passa nos anos 1980 (que embora eu despreze, não posso ignorar a maravilhosa trilha sonora com Tears For Fears, INXS, Duran Duran, Oingo Boingo, Joy Division e Echo & the Bunnymen), e começa com Donnie acordando num dia que está alvorecendo, no meio de uma estrada no alto de uma colina. Ele está de pijamas, a bicicleta está no chão e ele não se lembra de nada. Quando chega em casa, encontra a família desesperada, pois uma turbina de avião caiu exatamente em cima do quarto de Donnie, justamente quando ele sonâmbulo saiu de lá. O resto do avião ninguém ouviu falar, assim como ninguém faz idéia de como essa turbina foi parar lá. Na verdade foi um coelho gigante que salvou Donnie, porém com isso quebrou a linha temporal. É bem pirado, e após assistir o filme, recomendo que acesse este link para saber mais. As versões mais simplistas aplicam à Donnie apenas o fato de que ele é esquizofrênico. Para mim é um viajante do tempo.



Comentários

  1. Eu sei que estou conversando com umapostagem automática!!
    Mas mesmo assim vou falar..
    Si no hablo arrebiento!!

    Mas ja to baixando Donnie Darko pra assistir apos a maldita eleição! que me fez parar minhas férias para trabalhar!
    Muito me interessa esse filme!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa vou baixar tb, agora que o david me ensinou! hahahah
    Adorei a dica!
    beijokas
    Tati

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas