“Ei Al Capone. Vê se te emenda. Já sabem do teu furo, nego, no Imposto de Renda”, cantou Raul Seixas com seu tradicional sarcasmo. Afinal, quem poderia imaginar que um dos fora da lei mais famosos e inatingíveis das décadas de 1920 e 1930 nos EUA iria ser finalmente preso por uma questão burocrática como sonegação de impostos. O maior crime dele estava ligado ao contrabando e venda bebidas alcoólicas na época de Lei Seca. E justamente esta é a época abordada na série Boardwalk Empire, produzida pela HBO.
 |
| Wahlber e Scorsese na produção da série |
A reconstrução de época é impecável, cenários, figurinos, e tudo mais. E como se não bastasse isso, a produção da série está cravejada de grandes nomes do cinema como Martin Scorsese, que também dirige o episódio piloto, o premiado roteirista de The Sopranos, Terence Winter, e o meu queridinho Mark Wahlberg. No papel principal está Steve Buscemini, que faz um político/gangster chamado Enoch ‘Nucky’ Thompson. Ele é um carinha esquisito que a gente conhece de filmes como Cães de Aluguel, Pulp Fiction e Fargo.
 |
| Steve Buscemini como o gângster Nucky |
A história da série começa na véspera do início de validade da Lei Seca, um prato cheio para os gânsters que passam a ter uma nova linha de trabalho: a produção ilegal e o contrabando de bebidas alcoólicas. No dia X a cidade de Atlantic City está em festa/luto. Fazem cortejo simbólico para enterro de uma garrafa gigante, e ao dar meia noite bexigas pretas despencam num salão de festas e rolhas de garrafas de champanhe pipocam para todos os lados.
 |
| Quando Jimmy conhece Al Capone |
Pelo menos no primeiro capítulo Al Capone é quase um figurante, um mero motorista de um dos chefões de Chicago. Mas é ele que ajuda um outro aprendiz de bandido a aplicar um golpe em Nucky, que vende um imenso carregamento de bebidas para o chefe do Al Capone. Esse aprendiz é James "Jimmy" Darmody, interpretado por Michael Pitt, que é protegido de Nucky e voltou da primeira guerra mundial determinado em fazer história no mundo do crime.
A polícia, claro, já está na cola dos bandidos, com serviço de espionagem desses que a gente vê em filmes até hoje. E se você quiser ver você mesmo, por enquanto só é possível através dos canais da HBO no Brasil, que nesta semana já exibe o terceiro episódio da primeira temporada, em dias e horários variados. Se tiver oportunidade, assista, que é muito bom.
Eu tenho um certo problema com máfia... sabe me da medo(essa frase parece da Regida Duarte)... eu trabalho na Câmara, me entende?(essa frase parece do Pelé). Por isso não quero muito assistir...
ResponderExcluirFico com as Alcaparras da Cesta de Natal.. Acho que ando utilizando muito ácido Lisérgico...
Ai eu amo séries assim.
ResponderExcluirAdorei a dica, com certeza vai p lista do fds.
beijokas
Tati