Daniel Day-Lewis

Eu já estava com vontade de escrever sobre ele desde que vi Nine (um delicioso musical que não fica naquela cantoria nada a ver o tempo todo). Mas recentemente a Sky bondosamente abriu o sinal dos Telecines e tive a oportunidade de rever Meu Pé Esquerdo e Em Nome do Pai. Aí não pude mais esperar. Daniel Day-Lewis é realmente maravilhoso, lindo, talentoso...

Com apenas 53 anos de idade (nasceu em 29 de abril de 1957), podemos notar que os filmes que interpreta são muito bem escolhidos, e estas escolhas foram muito felizes. Já recebeu diversos prêmios por sua atuação em filmes como Meu Pé Esquerdo (1989), O Último dos Moicanos (1992), Em Nome do Pai (1993), Gangs de Nova York (2002), Sangue Negro (2008).

Seu primeiro papel foi aos 15 anos como um garoto qualquer no filme Domingo Sangrante (todo mundo que curte U2 sabe o que aconteceu). É a história de um massacre ocorrido na Irlanda do Norte, quando 14 manifestantes foram mortos e 26 feridos, quando o 1° Batalhão do Regimento de Paraquedistas do exército britânico dissolveu uma manifestação pacífica a favor dos direitos civis e contra o governo da Irlanda do Norte.

Filho de uma atriz e um poeta, ligados a estúdios de televisão, o meio das artes sempre foi uma constante. Porém, apesar das facilidades encontradas por estar justamente neste meio, levou tudo muito a sério, e só foi voltar a atuar quando se considerou preparado suficiente para tanto, através de muito estudo.

Para se ter uma idéia de quão difícil ele é, Day-Lewis passou nada menos que cinco anos na Itália, vivendo humildemente como sapateiro. Neste período recusou o papel de Aragorn em O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel, e só saiu daquela vida porque foi enganado na cara dura por Martin Scorsese (com quem já havia feito A Época da Inocência), Leonardo DiCaprio e Harvey Weinstein, o chefão da Miramax. Os três admitiram publicamente que atraíram Day-Lewis para Nova York sob falsos motivos apenas para convencê-lo, conjuntamente, de que deveria interpretar o Açougueiro no épico Gangues de Nova York.


E agora esta postagem, feita em 2010, merece um reboot devido ao mais novo enfeite da prateleira do senhor Day-Lewis, o Oscar por sua atuação em Lincoln, que deve estar lá bonitinho ao lado do Globo de Ouro e outros diversos prêmios que recebeu por sua atuação . O filme dividiu opiniões, mas a atuação impecável de Daniel é amplamente reconhecida.



VALE A PENA VER:
1985 - My Beautiful Laundrette (A minha adorável Lavanderia)
Gênero: Drama
Duração: 97 min.
Diretor: Stephen Frears
Roteirista: Hanif Kureishi
Elenco: Saeed Jaffrey, Roshan Seth, Daniel Day Lewis, Gordon Warnecke, Derrick Branche, Rita Wolf, Souad Faress, Richard Graham, Shirley Anne Field, Winston Graham , Charu Bala Choksi, Dudley Thomas, Garry Cooper, Neil Cunningham, Persis Maravala
Sinopse: Frears mostra sua visão do preconceito (racial e da opção sexual) ao expor a relação de dois jovens homossexuais em Londres: um paquistanês e outro inglês, que abrem juntos uma lavanderia. O roteiro de Hanif Kureishi foi indicado para o Oscar.

 

1985 - A Room with a View (Uma Janela para o Amor)
Gênero: Romance
Diretor: James Ivory
Elenco: Daniel Day-Lewis, Helena Bonham Carter, Julian Sands
Sinopse: A Inglaterra, no começo do século XX, testemunha o nascimento de um grande amor, que começou fora de seus domínios. Lucy é uma nobre que não se encaixa muito bem no conceito de "Lady" e em Florença, conhece o velho advogado Emerson, um homem gentil, comprometido com a liberdade. Seu filho, George, acaba encontrando Lucy e nasce entre eles um grande amor. Desta união, surge uma luta desesperada contra o sistema de classes vitoriana. Vencedor de 3 Oscars: Roteiro, Direção de Arte e Figurino.



1988 - The Unbearable Lightness of Being (A Insustentável Leveza do Ser)
Gênero: Drama
Duração 172 min.
Direção Philip Kaufman,
Elenco: Daniel Day-Lewis, Juliette Binoche, Lena Olin, Derek de Lint, Erland Josephson, Stellan Skarsgard
Sinopse: Para o jovem cirurgião Tomas (Daniel Day-Lewis), assuntos como a liberdade e a busca da felicidade são problemas dos outros. Em plena Praga de 1968, o galanteador está mesmo concentrado é na felicidade da busca, já que está determinado a levar a vida com uma leveza alheia a quaisquer compromissos ou ideologias políticas. Mas seu plano pode naufragar. Pois afinal, apesar de ser um grande clichê, é verdade que há escolhas que o coração faz sem a ajuda da razão. Com um belíssimo e sensual roteiro inspirado na obra do escritor Milan Kundera, A Insustentável Leveza do Ser é adaptação de um dos mairoes clássicos da literatura mundial. Produzido por Saul Zaentz (O Paciente Inglês e Amadeus) e dirigido por Philip Kaufman (Os Eleitos) o filme traz ainda Juliette Binoche e Lena Olin, em um dos triângulos amorosos mais quentes do cinema. Uma história repleta de mudanças, em que vidas oprimidas são renovadas por um amor intenso.

 
1989 - My Left Foot (Meu Pé Esquerdo)
Gênero: Drama
Duração: 103 min
Direção: Jim Sheridan
Roteiro:Shane Connaughton e Jim Sheridan, baseado em livro de Christy Brown
Elenco: Daniel Day-Lewis , Brenda Fricker , Alison Whelan , Kirsten Sheridan , Declan Croghan
Sinopse:Christy Brown (Daniel Day-Lewis), o filho de uma humilde família irlandesa, nasce com uma paralisia cerebral que lhe tira todos os movimentos do corpo, com a exceção do pé esquerdo. Com apenas este movimento Christy consegue, no decorrer de sua vida, se tornar escritor e pintor.






1992 - The Last of the Mohicans (O Último dos Moicanos)
Gênero: Guerra/Histórico/Romance
Duração: 112 minutos
Direção: Michael Mann
Roteiro: James Fenimore Cooper (romance), Michael Mann (roteiro), Christopher Crowe (roteiro)
Sinopse: Em 1757, franceses e ingleses lutam pelas terras da América do Norte utilizando como soldados índios nativos. Hawkeye (Daniel Day-Lewis) é um dos índios envolvidos na guerra, que se torna alvo do amor de Cora (Madeleine Stowe), filha de um oficial britânico, após salvá-la com mais uma jovem de um ataque da tribo dos franceses.






1993 - The Age of Innocence (A Época da Inocência)
Gênero: Drama
Duração: 130 min
Direção: Martin Scorsese
Elenco: Daniel Day-Lewis , Michelle Pfeiffer , Winona Ryder , Richard E. Grant , Alec McCowen
Sinopse:Nova York, 1870. Um advogado (Daniel Day-Lewis) está de casamento marcado com uma jovem (Winona Ryder) da aristocracia local, quando uma condessa (Michelle Pfeiffer), prima de sua noiva, volta da Europa após separar-se do marido. As idéias dela chocam a tradicional sociedade americana e, ao tentar defendê-la, o advogado se apaixona por ela e correspondido.






1993 - In the Name of the Father (Em Nome do Pai)
Gênero: Biografia/Drama
Duração: 133 minutos
Direção: Jim Sheridan
Roteiro: Gerry Conlon (livro), Terry George (roteiro), Jim Sheridan (roteiro)
Sinopse: Gerry era um pequeno delinqüente de Belfast, durante os anos 70. Depois de ir para a Inglaterra, é injustamente acusado como um dos quatro terroristas de Guildford, pegando prisão perpétua e descobrindo, aos poucos, suas forças mais profundas para lutar contra tal injustiça.





1996 - The Crucible (As Bruxas de Salem)
Gênero: Drama
Duração: 123 minutos
Direção: Nicholas Hytner
Elenco: Daniel Day-Lewis, Winona Ryder, Joan Allen, Paul Scofield, Bruce Davison, Rob Campbell
Sinopse: Em Salem, Massachusetts, 1692, algumas jovens fazem "feitiços". Uma delas, Abigail Williams (Winona Ryder), tinha se envolvido com John Proctor (Daniel Day-Lewis), um fazendeiro casado, quando trabalhou para ele, mas após o fim do caso foi despedida. Assim, desejava a morte de Elizabeth Proctor (Joan Allen), a esposa deste. Elas são descobertas no seu "ritual" e, acusadas de bruxaria, provocam uma histeria coletiva que atinge várias pessoas, sendo que Abby, a jovem desprezada por John, faz várias acusações até ver Elizabeth ser atingida.




1997 - The Boxer (O Lutador)
Gênero: Drama
Duração: 113 min.
Diretor: Jim Sheridan
Roteirista: Jim Sheridan, Terry George
Elenco: Daniel Day-Lewis, Daragh Donnelly, Frank Coughlan, Sean Kearns, Lorraine Pilkington, Niall Shanahan, Father John Wall¹, Maria McDermottroe, Carol Scanlan, Kate Perry, Andrea Irvine, Joan McGarry, Theresa McComb, Catherine Dunne (1), Kerrie Duggan Sinopse: Lutador de boxe saído da cadeia reencontra antiga namorada. Sua visão traz o amor e o terrorismo do IRA de volta a seu cotidiano.







2002 - Gangs of New York (Gangues de Nova York)
Gênero: Ação/Drama
Duração: 166 minutos
Direção: Martin Scorsese
Roteiro: Jay Cocks, Steven Zaillian, Kenneth Lonergan
Sinopse: A história se passa em Nova York do século retrasado, uma cidade ainda em formação completamente tomada por gangues que atuavam nas mais variadas camadas e de diversas formas na sociedade. Amsterdam (Leonardo Di Caprio) é um jovem rapaz que não sabe sua própria idade e que perdeu o pai ainda quando criança em uma sangrenta batalha. Anos mais tarde, Amsterdam resolve voltar às “Cinco Pontas”, o local mais famoso da cidade na época, uma verdadeira visão do caos, em busca da sua vingança contra Bill, O Açougueiro (Daniel Day-Lewis), que havia matado seu pai, o padre Vallon (Liam Neeson).


2005 - The Ballad of Jack and Rose (O Mundo de Jack & Rose)
Gênero: Drama
Duração: 112 min.
Diretor: Rebecca Miller
Roteirista: Rebecca Miller
Elenco: Camilla Belle, Daniel Day-Lewis, Catherine Keener, Ryan McDonald, Paul Dano, Jason Lee, Jena Malone, Beau Bridges, Susanna Thompson, Anna Mae Clinton
Sinopse: Jack é um idealista ambiental que vive numa ilha isolada acompanhado da filha adolescente, Rose. Apesar dos conflitos entre eles, pai e filha se esforçam para manter diálogo e discutir os limites familiares. Uma situação que parece se aproximar do caos quando Jack leva para morar em sua casa a namorada e os dois filhos dela. A diretora Rebecca é filha do famoso dramaturgo Arthur Miller e esposa de Daniel Day-Lewis.


2007 - There Will Be Blood (Sangue Negro)
Gênero: drama
Duração: 158 min
Direção: Paul Thomas Anderson
Elenco: Daniel Day-Lewis , Kevin J. O'Connor , Ciarán Hinds , Dillon Freasier , Barry Del Sherman
Sinopse:Virada do século XIX para o século XX, na fronteira da Califórnia. Daniel Plainview (Daniel Day-Lewis) é um mineiro de minas de prata derrotado, que divide seu tempo com a tarefa de ser pai solteiro. Um dia ele descobre a existência de uma pequena cidade no oeste onde um mar de petróleo está transbordando do solo. Daniel decide partir para o local com seu filho, H.W. (Dillon Freasier). O nome da cidade é Little Boston, sendo que a única diversão do local é a igreja do carismático pastor Eli Sunday (Paul Dano). Daniel e H.W. se arriscam e logo encontram um poço de petróleo, que lhes traz riqueza mas também uma série de conflitos.


2009 - Nine (Nine) 
Gênero: Musical
Duração: 119 min.
Diretor: Rob Marshall
Elenco: Daniel Day-Lewis, Penélope Cruz, Nicole Kidman, Judi Dench, Marion Cotillard, Sophia Loren, Kate Hudson, Stacy Ferguson (Fergie), Giuseppe Cederna, Elio Germano.
Roteiro: Michael Tolkin, Anthony Minghella
Sinopse: Enquanto enfrenta a crise dos 40 anos, o cineasta Guido Contini (Daniel Day-Lewis) luta para ter harmonia em sua vida pessoal e profissional, às voltas com sua esposa (Marion Cotillard), sua amante (Penelope Cruz), sua musa (Nicole Kidman), sua figurinista e confidente (Judi Dench), uma jornalista (Kate Hudson), uma prostituta (Fergie) e sua mãe (Sophia Loren).

Comentários

  1. Olá admiradora de Daniel Day-Lewis!

    Demais suas explanações! Depois deste belo histórico, só me resta concordar com você.

    Ele realmente é maravilhoso!!!

    Obrigada por todas as dicas e pesquisas sobre esse excelente ator!!!

    Parabéns!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas